Analytcs

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dica de como começar a se preparar para concursos públicos, Parte I (antes do edital)..

corredor


Bom, todos aqueles que optam pela carreira pública, normalmente levados pela segurança de um cargo público e algumas vezes os belos salários. Realmente são vários os benefícios. Mas antes de receber seu primeiro contra-cheques é preciso ser aprovado em um concurso público. É aqui que vamos começar a nossa dica de hoje, nos primeiros passos para se preparar e ter sucesso.





1 - Tenha um objetivo


Normalmente quando somos levados por aqueles dois benefícios que citamos acima, a princípios qualquer cargo serviria desde que preenche-se tais requisitos. Ai temos um problema, porque qualquer concurso visa, dentro do princípio da impessoalidade selecionar a melhor pessoa para o cargo. Assim cada concurso normalmente cobrará matérias relacionadas ao cargo ao qual visa preencher. Neste artigo vamos ajuda-lo a otimizar seus estudos e aumentar exponencialmente suas chances de sucesso.


Normalmente quem não se concentra numa determinada área, demora e muito para ser aprovado em alguma seleção um pouquinho mais concorrida. Portanto você tem que focar não exatamente em um cargo, mas pelo menos em uma área.


Por exemplo:


(Federal) Poder Judiciário/área jurídica / administrativa / tribunais (TJ´s, TRF´s, TRE´s, etc.)


(Federal) Poder Executivo /área auditoria / área administrativa / auditor fiscal (AFRF, AFT, etc.)


(Federal) Poder Executivo /área administrativa / Técnico e Analista (INSS, AGU, MTE, etc.)


Mas por que é importante definir a sua área e ser tão específico? A resposta é simples: Caso faça um estudo dos editais destes concursos vai perceber que muitas matérias se repetem e você poderá manter um ritmo de estudos com os mesmos temas. Por exemplo se a esfera for federal, certamente será cobrada a Lei em 8112/90 para qualquer dos cargos que citei acima. E como diria Wiliam Douglas "concurso, não se faz para passar, se faz até passar".


Concluindo, pense em uma área de gostaria de atuar (assuntos que tem mais afinidade), em qual esfera (municipal, estadual ou federal lembre que dependendo da escolhe aqui pode ter que ir trabalhar longe de casa, muito longe! ), busque os portais destes orgãos (veja quando foram os ultimos concursos, normalmente tem este link  lá) e finalmente separe os editais (eleja o seu alvo ou encontre materias em comum entre eles).


.


Veja a continuidade desta série: Dica de como começar a se preparar para concursos públicos. Parte II (antes do edital)

3 comentários :

Postar um comentário