Analytcs

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dica de como começar a se preparar para concursos públicos. Parte III (Estratégia)

 



IV- Agora sim vamos preparar uma estratégia de estudo, com datas matérias, exercícios. Lógico que poderá não conseguir cumpri-la, mas é meta e devemos busca-lá sempre. Afinal "Missão dada é missão cumprida". Mas ainda vamos ter um artigo dedicado a motivação e concentração. Uma boa ferramenta para criar uma estratégia de estudo é o excel.



Estou disponibilizando na Seção Downloads um bom exemplo de planilha feito pelo colega Henrique P. S. Campos, segue abaixo explicação do mesmo:


EXPLICAÇÕES DA PLANILHA:

1)   A planilha é para o cargo de técnico, e com base no edital de 2007;

2)   ABRA A PLANILHA ONDE TERÁ 3 ABAS (MATERIAL DE ESTUDO/GRADE DE ESTUDO DA SEMANA/RELATÓRIOS)

3)   NA 1ª ABA DA PLANILHA “MATERIAL DE ESTUDO”: Você tem a coluna “MATERIAL PRINCIPAL” e “MATERIAL DE APOIO”, onde em cada tópico colocará o material que adotou (vídeo aula, livro, lei seca, etc); No meu caso, sempre uso vídeo aula como material principal e lei seca como de apoio, dependendo da banca, como é a CESPE, não foco muito a lei seca, quando FCC ai sim, incluo a lei seca como principal.

4)   NA 2ª ABA DA PLANILHA  “GRADE DE ESTUDO DA SEMANA”, onde pode organizar os horários da semana. Imprima semanalmente para que possa saber quantas horas estudou por material;

5)   NA 3ª ABA DA PLANILHA “RELATÓRIOS”, onde pode avaliar o seu rendimento em cada ponto do edital. Na coluna “CESPE” coloca a quantidade de questões respondidas que está representada como “QTD” e nº de questões que acertou em “ACT”, da CESPE. Na coluna do lado “OUTRAS”, é o mesmo procedimento porém com questões de outras bancas; na coluna APV, aparecerá seu rendimento em porcentagem. TODAS AS MATÉRIAS PODERÃO SER AVALIADAS TÓPICO POR TÓPICO; NA COLUNA “TOTAL”, não altere nada, pois é automática (soma da CESPE e OUTRAS);

6)   No final da planilha, nesta mesma aba “RELATÓRIO”, onde está escrito “RELATÓRIO SIMPLIFICADO”, NÃO MODIFIQUE NADA, POIS ONDE ESTARÃO OS DADOS PARA SUA AVALIAÇÃO, POR ÁREA, MATÉRIA E POR BANCA. Tem também um controle de horas onde T.D.E quer dizer TEMPO DETERMINADO DE ESTUDO, ou seja, aquilo que vc definiu para estudar, e T.R.E que quer dizer TEMPO REAL DE ESTUDO, onde você deverá inserir e somar manualmente as horas definidas e estudas;

7)   É bom imprimir toda semana a planilha pois ela é cumulativa, e eu gosto de fazer a comparação dessa semana com a semana passada.

Muitas pessoas

0 comentários :

Postar um comentário