Analytcs

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Como melhorar seu desempenho em provas: avalie-se e aprenda com seus erros

A prática de exercícios é tão importante que resolvemos dedicar um artigo inteiro para o assunto. Venho já a muito tempo trabalhando esse costume como um dos mandamentos mais importantes do concurseiro, mas como tornar-se um especialista em resolução de questões e reverter meus erros em meu benefício? É esse o foco de nosso artigo de hoje.


Se você quer treinar um tema, principalmente aquele que tem muita dificuldade, a melhor maneira é através da resolução de questões sobre o tema. Neste momento você deve estar pensando: mas até minha vó sabia disso no tempo em que ela estudava para o concurso do INPS. Bom isso é verdade, mas uma coisa que sua avó não precisava era ter um nível altíssimo de acertos mesmo para um concurso de nível médio como o de técnico do INSS ou da RFB. E para isso você terá que resolver muitas questões e aprender a analisá-las principalmente aquelas que você errar.


Como o objetivo é fazer muitas questões o primeiro passo que já mencionamos aqui é buscar questões já elaboradas pela banca. Mas como busca-las. Sem dúvida a melhor ferramenta hoje é o Google, então variações de busca como: "questões de constitucional e CESPE" ou "provas antigas e constitucional e CESPE", podem retornar resultados bastante satisfatórios. Disponibilizei também coletâneas de exercícios na seção downloadas ou você também poderá acessar um dos mais famosos portais da internet pelo link www.jurisway.com.br lá você poderá entrar questões divididas por tema ou prova.


Felizmente a maior parte dos examinadores seguem uma linha algumas vezes particular, outras determinada pela própria banca, como por exemplo a abordagem multidisciplinar tanto buscada pelo CESPE. Isso acaba por tornar a prova um pouco mais previsivel. Mas para isso deverá se organizar com as famosas estatísticas onde controlará seu nível de acerto por temas, criei uma planilha para tal tarefa [download id="5"]. Outra informação muito importante é o número de vezes que um determinado tema foi cobrado, para isso o melhor caminho é ir fazendo anotações a parte a medida que for resolvendo as questões e colocar o famoso palitinho na frente daquele tema que se repetir. Depois você ira cruzar as duas informações: o número de vezes que errou com o a que foi cobrada. A partir destes dados poderá planejar seu tempo de estudos de cada matéria.


Caso já tenha feito esta experiência poste aqui seu comentário.


Professor Darlan

0 comentários :

Postar um comentário