Analytcs

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Série: Como melhorar meu desempenho em provas (revendo suas metas)


Hoje vamos tratar do nosso primeiro artigo sobre como melhorar seu desempenho em provas. E trazer dicas preciosas de como se tornar um concurseiro de alto nível. Ao ler o título deve ter imaginado que se tratava de mais uma dica genérica. Se enganou! Vamos falar especificamente de exames, ou como melhorar seu desempenho neles. Muitas vezes nos concentramos em nossos pontos fortes e nos esquecemos de nossas fraquezas, mas no nível atual dos concursos públicos temos que ser generalistas, ou seja, possuir um equilíbrio entre as matérias que dominamos e nas que temos dificuldades, de forma a alcançarmos a quase perfeição. Mas como chegar a este ponto?




Se Conhecer é importante


Não se engane a maioria dos cargos bons principalmente do área federal são muito, mas muito concorridos e você terá que praticamente fechar a prova. A boa notícia é que não é preciso ser nenhum gênio para isso. Basta que se conheça bem, seus pontos fortes e fracos. Normalmente nós sabemos quais são. Mas se não é seu caso, terá que fazer muitos exercícios para começar a mapeá-los, para isso estamos disponibilizando uma planilha [download id="5"] que poderá auxiliá-lo, basta adaptar de acordo com o edital que esta estudando ou com as matérias. Por exemplo: Português, Raciocínio Lógico, Matemática, etc. Sem especificar. Outro momento interessante para fazer esta auto análise é após a prova daquele "maldito" concurso que você não foi aprovado! As questões que teve mais dificuldade, as que chutou e principalmente as que errou serão seu foco e delimitarão as áreas de conhecimento onde se concentrará. Por exemplo: em 4 questões de Inglês errou 3, e realmente porque não compreendeu bem o texto. Ai está seu primeiro ponto fraco. Ou quando abriu a prova e leu a primeira questão veio a sua cabeça a seguinte frase "odeio Português, e quando viu o gabarito descobriu que tinha errado uma questão de acentuação, definitivamente você é um candidato à aquelas aulas extras de Gramática ou Interpretação de textos.



Agora vamos atacar os pontos fracos transformando-os em metas


Agora que já sabe seus pontos fracos e fortes. Concentre-se apenas nos seus pontos fracos, pois serão o primeiro obstáculo a ser superado. Lair Ribeiro em seu livro "Preparando-se para Concursos Públicos" afirma que é importante ter metas e que estas sejam escritas. Sua meta principal é passar em um concurso público na área federal por exemplo e você terá diversas metas secundárias, ou etapas, como afirmar o autor supra citado. Também já falamos sobre o assunto no artigo Dica de como começar a se preparar para concursos públicos. Parte II (antes do edital) Então sua primeira sub meta será:


1.2 Melhorar meu desempenho em provas
1.2.1 - Melhorar meu desempenho em Português;
1.2.2 - Melhorar meu desempenho em Inglês;


 A partir destas metas fara a distribuição do seu tempo dedicado a matéria e volume de exercícios caso o edital já tenha sido publicado. Se ainda não tiver sido, muito melhor pois terá tempo para se dedicar exclusivamente a estas matérias, mas não se esqueça de fixar por quanto tempo o fará. Caso contrário perderá seu foco e vai ficar desmotivado.


Você poderá ter que repetir este clico várias vezes, incluindo ou excluindo temas, que ainda não domina ou  que já está suficientemente preparado.


Comente, deixe sua experiência. Mas não se esqueça de cadastrar antes.


Professor Darlan


Você também pode se interessar por estas dicas:


Dica de como começar a se preparar para concursos públicos, Parte I (antes do edital).


Estudar para concursos: sozinho, em grupo ou em cursinhos?





var _gaq = _gaq || [];
_gaq.push(['_setAccount', 'UA-23861478-1']);
_gaq.push(['_trackPageview']);

(function() {
var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true;
ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js';
var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s);
})();



2 comentários :

Postar um comentário