Analytcs

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Fator previdenciário com os dias contados?

A queda do fator previdenciário é um sonho de muitos aposentáveis e agora também do governo. Afinado com o Ministro Garibald, o secretário de Política Previdenciária do Ministério da Previdência Social, Leonardo Rolim em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, informou que se está estudando fórmulas para acabar com o fator previdenciário.



A fórmula do fator previdenciário tem como objetivo evitar a aposentadoria precoce. Para o secretário esta fórmula não cumpriu com seu objetivo que era evitar que as pessoas aposentarem-se mais cedo.


Nas palavras do Secretário "Nós (o Ministério da Previdência Social) também não concordamos com ele. Ele não cumpre o papel dele. Na lógica, ele funciona de forma perversa, de evitar que o trabalhador se aposente muito jovem", declarou Rolim. De acordo com ele, a Previdência Social está estudando uma nova fórmula em substituição ao fator previdenciário. e ainda complementa "Precisamos desenvolver um modelo onde o trabalhador receba uma aposentadoria mínima, mas passe mais tempo trabalhando", afirmou. Uma das propostas para substituição do fator é a adoção da fórmula 85/95. O modelo estabelece a concessão do benefício quando a soma da idade e do tempo de contribuição do segurado der 85 (mulher) e 95 (homem).


Acredito que dentre em breve teremos mudanças e este será o futuro modelo de aposentadorias para previdência brasileira, ou seja, um meio termo entre o modelo atual e um "ideal" onde as pessoas aposentariam-se apenas por idade.


E você? O que acha? Comente aqui.


Professor Darlan

1 comentários :

Postar um comentário