Analytcs

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Serie: Como melhorar seu desempenho em provas (prova fechada)

A prova de multipla escolha ou prova fechava é hoje o maior instrumento de avaliação utilizado em concursos e vestibulares no Brasil. Conhecer essa metodologia é muito importante e hoje vamos trazer 10 dicas importantissimas para vocês melhorar seu desempenho neste tipo de prova.





  1. Pensamento positivo e auto-motivação são muito importantes para um bom desempenho. Normalmente ficamos muitos nervosos antes das provas para ajudar  Lair Ribeiro e Cecilia Cavazani sugerem o seguinte exercicio "Antes da prova imagine uma tela em branco e nela um filme projetado com você respondendo as questões com muita facilidade e saindo do local da prova muito satisfeito com seu desempenho".

  2. Nunca "chutar" nas provas do Cespe, com penalidade para erro (uma certa elimina uma errada). Você deve estar pensando, mas eu já li artigos dizendo justamente ao contrário, pessoalmente nunca obtive sucesso com essa técnica nos certames do CESPE e existem razões mais racionais que esta, que cito no artigo Como melhorar seu desempenho em provas: radiografia do CESPE.

  3. Sempre chutar nas provas que não penalizam seu "chute". Mas mesmo para o "chute" há algumas técnicas, como por exemplo: a) Desconfie das respostas que generalizam, principalmente em provas de Direito. b) Procure o ponto repetido na resposta, os supra citados autores afirmam que como o examinador sabe a resposta correta sua tendencia é repeti-la em várias acertivas.

  4. Faça primeiro as questões que tem certeza.

  5. Depois faça a prova por blocos de matérias, lembrando que para provas do CESPE esta estratégia é mais dificil de aplicar pois há interdisciplinariedade.

  6. Nunca leia a prova toda buscando enunciados que respondam questões anteriores, isso raramente acontece.

  7. Leia atentamente os enunciados e marque as informações mais importantes, como se a resposta será a alternativa correta ou incorreta por exemplo.

  8. Leia as instruções e as questões com muita atenção, não adianta nada você "fechar" a prova e esquecer de assinar o gabarito ou assinar no lugar errado.

  9. Se o prazo esta acabando passe o gabarito, depois continue nas questões que esta em dúvida. Você não pode correr o risco de perder uma prova toda por causa de algumas questões e pior, é comum alguns passarem questões que tinham acertado, erradas no gabarito.

  10. Cuidado com as pegadinhas, mas não se conplique demais. Sei que imaginou que fiquei maluco na última dica, não precisamos marcar a primeira acertiva sem ler as demais e também não precisamos buscar outra resposta numa questão onde você domina a matéria e tem certeza que a resposta é aquela.


Tem alguma dica que gostaria de compartilhar conosco? Deixe aqui seu comentário.


Professor Darlan

3 comentários :

Postar um comentário