Analytcs

terça-feira, 8 de novembro de 2011

CESPE, FCC, ESAF ou CESGRANRIO, qual será a banca do concurso do INSS?

A data prevista para a publicação do ganhador da licitação para a banca organizadora do próximo concurso do INSS é 16/11/2011, depois do feriado. Conhecer a próxima banca pode parecer banal, mas dará o tom do ritmo de estudos e até a forma como será cobrado, aqui vamos trazer as caracteristicas de cada uma destas bancas e uma enquete onde você poderá votar na banca que acredita que será a vencedora da licitação.


vejamos as bancas mais prováveis a organizar o próximo concurso e suas caracteristixas:


Esaf – Escola de Administração Fazendária


As questões da Esaf são sempre de múltipla escolha. É comum não serem cobrados todos os itens do edital, no entanto, as provas costumam ser extremamente bem elaboradas. Como a maioria dos concursos que a banca organiza é ligada ao Ministério da Fazenda (MF), as questões quase sempre abordam assuntos da área econômica. Essa banca organiza concursos federais e estaduais.


FCC – Fundação Carlos Chagas


As questões elaboradas pela FCC são de múltipla escolha, sem fator de correção e cobram todos os itens do edital. Por isso, é importante que o candidato estude bem todo o conteúdo proposto. “Em Língua Portuguesa, há equilíbrio entre Texto e Gramática”, “Em Atualidades, essa banca costuma cobrar elementos como livros editados, filmes de sucesso e notícias corriqueiras”. Ao contrário do que muitos pensam ela não se resume a "lei seca".


Cesgranrio – Fundação Cesgranrio


O estilo da Cesgranrio é semelhante ao da Fundação Carlos Chagas (FCC). Em Atualidades, cobra elementos do cotidiano. Costuma utilizar gráficos e imagens, o que exige do candidato capacidade de visualização e de interpretação. Essa banca organiza concursos federais e estaduais.


CESPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília


O CESPE é certamente o maior centro de seleção do Brasil e responsável por boa parte dos melhores concursos federais atualmente.  As provas objetivas são,  normalmente, a primeira etapa de 99,9% dos concursos públicos. Atualmente o CESPEUNB abandonou o modelo “decoreba” em que se era cobrado do candidato meramente a memorização do conhecimento. Assim não se desespere ao abrir a prova e não encontrar o texto seco da lei ou aquela regra básica que o autor da apostila resumiu em um tabela. Mas se não vai aparecer o texto da lei ou a regra da doutrina, como serão cobradas as questões? A técnica utilizada é a contextualização e da interdisciplinaridade, ou seja, questões práticas com várias matérias cobradas ao mesmo tempo. Há normalmente, mas não em todas as provas a penalização do chute, onde você perde 1 ou meio ponto para cada resposta errada. Leia mais sobre o CESPE no artigo "Como melhorar seu desempenho em provas: radiografia do CESPE".


E você? Qual banca acha que será a organizadora? Participe da enquete:


 

[googleapps domain="docs" dir="spreadsheet/embeddedform" query="formkey=dFlYaTEyQmpadWI0WTlTWFNoNXN2RlE6MQ" width="760" height="680" /]

7 comentários :

jacktrix disse...

Vamos torcer para que seja FCC né! Por que CESPE ninguém merece.

Anderson disse...

Estou me preparando de acordo com o ultimo edital e com os conceitos do Cesp. Apesar de muitos temerem, prefiro que seja ele mesmo. Seu método de prova penaliza quem não estuda ou só pensa em decorebas. Assim, aqueles que estudam e desenvolvem a capacidade de interpretar as questões, com toda certeza irão bem na prova.

Professor Darlan disse...

Falei isso ontem na aula. Não gosto de "decorebas". Mas acho que as outras bancas vem melhorando bastante a qualidade da cobrança.

Professor Darlan

Professor Darlan disse...

Pode ser CESPE, mas sem penalização de questões erradas!

Anderson disse...

Ta chegando a hora: amanhã saberemos qual será a banca que realizará o concurso. Será o momento de direcionar os estudos e "estudar" a forma de se expressar dos examinadores da mesma. São detalhes que podem fazer a diferença.

jacktrix disse...

Achei um site com várias questões de informática da FCC quem quiser acessar é http://waltercunha.com/blog/wp-content/uploads/2009/05/365_quest_es_de_concursos_v_rios_assuntos_inform_tica.pdf

Professor Darlan disse...

Valeu pela dica.

Professor Darlan

Postar um comentário