Analytcs

sábado, 19 de novembro de 2011

Projeto de Lei 2731/2011, inclui Direito Constitucional no currículo do ensino médio

Projeto de Lei 2731/2011 de autoria do Deputado Policarpo - PT/DF pretende alterar o art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que "Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional", para incluir no currículo do ensino médio o conteúdo de Direito Constitucional.




A ideia é que seja lecionado na disciplina os temas de direito constitucional referente aos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos e aos Direitos Políticos. Não querendo "puxar a sardinha", mas esta necessidade já despontava inclusive entre alguns colegas professores do ensino fundamental. Certa vez, quando atuava como professor de matemática, isso mesmo, matemática, numa reunião de professores uma colega também professor desta matéria questionou por que não existia tal disciplina no currículo. Não há dúvida que jovens formados dentro de um contexto politizado e cidadão serão melhores profissionais.


Por outro lado, os professores destas matérias não podem ser meros técnicos, tem que saber trabalhar de forma diferente da que é dada em cursos preparatórios por exemplo. Talvez trazer a matéria a partir de notícias em jornais e revistas ou de situações cotidianas poderiam alcançar o objetivo de forma mais efetiva do que enfadonhas aulas de normas constitucionais com a simples leitura da constituição federal. Atualmente o projeto foi apenas apresentado à Câmara.


Veja o Inteiro teor do projeto







3 comentários :

Postar um comentário