Analytcs

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Simuladão de Direito Previdenciário II com questões da FCC


Depois de diversos pedidos vamos publicar um simulado de Previdenciário somente com questões da FCC. Observem que algumas questões estão com as respostas comentadas. Aguardo os comentários de vocês. Então vamos as questões e bons estudos.

  [mtouchquiz 2]

59 comentários :

jacktrix disse...

Gostei deste 2° simulado, obrigada por colaborar com a preparação.

thay disse...

adorei!! acertei mais do que imaginava..rs

Fernando Esposito disse...

Prof. Darlan, a alternativa B no que se refere a opçao pela calculo dos ultimos 36 neses,,?? não encontrei a possibilidade na legislação salvo engano.

Se existe tal possibilidade, poderia ajudar-me a encontrá-la??

Fernando Esposito disse...

Desculpe, refiro-me a questão - FCC- Juiz do Trabalho, 2005. Com relação ao salário de benefíco é incorreto...

Anderson disse...

Quero treinar no fim se semana, pois hoje foi impossivel. Aqui no trabalho não dá, rsrs.

Anderson disse...

Dá para copiar, colar e imprimir para estudarmos em outros monentos? (no caminho do trabalho)

adri disse...

Professor, gostaria que comentasse o gabarito da 6º questão.
Acredito que a alternativa incorreta é a letra b.

Obrigada pelo simulado!!!

Professor Darlan disse...

Valeu Thay, semana que vem tem mais...

Professor Darlan disse...

Adri e Fernando, vocês têm razão, a letra C esta correta. Na verdade a letra b me levou ao erro devido ao fato de ser possível a opção ao cálculo anterior a lei 9876/99, desde que o segurado tivesse o direito adquirido ao benefício antes da publicação da referida Lei. Fiz a correção na resposta. Grato.

Professor Darlan disse...

Anderson, ainda não desenvolvi uma estrutura boa para impressão no blog, mas estou trabalhando nisso. Por enquando só no ctrl+c mesmo!

Professor Darlan disse...

As questões são aleatórias, então da para fazer mais de uma vez! É só da um tempinho de uns dias e tentar de novo...

Anderson disse...

Farei isso. Obrigado e boa noite!

Rodrigo disse...

Mais um simulado bem bolado... valeu!

Rosiane Soares disse...

Adorei o simulado!!!! Acertei 100%
Muito obrigada!!!
Que venha outros simulados.

vanres2004 disse...

Gostei bastante do simulado. Mas seria interessante para podermos praticar mais, que houvesse a possibilidade de comentar diretamente cada questão.
A exemplo da questão 10, que eu acertei, mas acho que a letra E não está totalmente certa, pois não se despreza no salário de benefício, totalmente, o valor que exceder o limite do teto.
Conf. art. 35, paragrafo 3,
" § 3º Na hipótese de a média apurada na forma do art. 32 resultar superior ao limite máximo do salário-de-contribuição vigente no mês de início do benefício, a diferença percentual entre esta média e o referido limite será incorporada ao valor do benefício juntamente com o primeiro reajuste do mesmo após a concessão, observado que nenhum benefício assim reajustado poderá superar o limite máximo do salário-de-contribuição vigente na competência em que ocorrer o reajuste. "

No primeiro reajuste, após um ano, aqueles que recebiam acima do teto terão um reajuste que considerará tal contribuição acima do teto.

Poderia comentar a respeito, se eu estou errado, ou se a questão foi anulada ou não.

Além disso gostaria de fazer comentários específicos sobre outras questões do simulado. Mas a iniciativa é muito boa, valeu.

vanres2004 disse...

Na questão 5 fiquei na dúvida a respeito do prazo, se de 1 a 4 anos era de 60 ou 90 dias, aí me lembrei de que havia a dobra do tempo.
0-1 ano - 30 dias
1 a 4 anos -60 dias
4 a 8 anos - 120 dias.
Só na base da decoreba mesmo, mas é tanta coisa, inclusive prazos, que fica difícil de guardar.
Valeu novamente

Professor Darlan disse...

Agradeço a sua contribuição Vanres, espero que possa também comentar os próximos

renata disse...

Prof Darlan em relação a 8 questão..

a previdência social estabelece, para o cálculo de benefícios previdenciários, um piso, correspondente ao salário-mínimo, e um limite-teto, equivalente ao limite máximo do salário-de-contribuição. O salário-família é uma exceção à regra do piso, enquanto que o salário-maternidade o é em relação ao teto.

esta foi dada como certa, mas o salário maternidade observa teto? não é a remuneração da empregada independente de teto?

renata disse...

não é a questão 8 é a 10 ok, me confundi. Valeu!

Professor Darlan disse...

Vanres, muito pertinente o seu comentário. Acredito que a assertiva que você se refere é essa "o montante referente ao auxílio-acidente integra o salário-de-contribuição utilizado no cálculo de aposentadoria concedida pelo regime geral de previdência social, desprezando-se dessa soma o valor que exceder o limite-teto do salário-de-contribuição. " Entendo que a afirmação da banca esta correta, apesar de incompleta. No calculo da RMI os valores de contribuição passam por duas limitações ao teto, foi uma forma de eliminar qualquer possibilidade de se encontrar uma RMI acima do teto, o que seria possível com o reajuste dos salários-de-contribuição. Entendo que esta correto, pois a questão se refere é a limitação do salário-de-contribuição do art. 32 do Decreto 3048. e o artigo 35 do Decreto 3048 se refere a forma de compensação pela segunda limitação, após o cálculo do salário-de-benefício.

Professor Darlan disse...

Exatamente Renata, é uma exceção em relação ao teto.

renata disse...

Então essa questão caberia recurso? pq a letra A também esta errada. Ou eu que to confundindo?

Mariane Almeida Pereira disse...

Foi ótimo. Quase errei o caso da Magda (decoreba). Adorei msm, espero o próximo.

Aline disse...

Parabéns pela iniciativa...Gostei muito das questões. Recursos como estes são muito importantes na preparação do candidato.

Professor Darlan disse...

Renata, as respostas deste simulado são aleatórias. O que fica legal caso queira fazer novamente, mas dificulta comentarmos. No próximo serão fixas. Mas quanto a sua pergunta a banca não anulou, nem anularia pois se trata de resposta correta porem incompleta. O que normalmente eles aceitam anular é quando há duas respostas absolutamente corretas.

Carol disse...

Ótimo!!!Quero o próximo!!!Obrigada pela colaboração!!!

NAIL_GOLD disse...

Muito obrigado professor pelas questões, ajudou muito.

Você tem alguma sugestão de livro de direito adminstrativo para INSS 2012?

Milena Morais disse...

Adorei o simulado.!

Eu gostaria de uma dica do que é mais imporatante estudar para português, direito administrativo e direito constitucional.

Obrigada.

renata disse...

ah entendi..rsrs valeu prof.
Já sabe mais ou menos quando teremos outro simulado? adorei, esta de parabéns! Obrigada

Danielle disse...

Professor Darlan, mais uma vez parabéns por mais uma iniciativa. Acredito que os simulados são uma ótima ferramenta de estudo.... estamos esperando os próximos...

Professor Darlan disse...

Milene, o FCC costuma "pegar mais pesado em Português", por outro lado se você não domina Constitucional e Administrativo deve dar uma atenção especial a elas. Ou seja, eu distribuiria equitativamente o tempo entre as 3, com especial atenção a gramática no Português.

Professor Darlan disse...

Nail, depende do nivel a que se refere. Pessoalmente gosto muito da Maria Silvia Zanella Di Pietro (quase um classivo), bem sucinta e adotada por diversas bancas , ainda não possuo, mas já vi diversos comentários que os livros do Vicente de Paulo e Marcelo Alexandrino também são bons.

Professor Darlan disse...

Na sexta, publicaremos outro.

vanres2004 disse...

Acho que seria interessante se fosse publicada uma questão por dia, de direito previdenciário, no estilo FCC.

Aí poderíamos, nos comentários, discutir cada uma das alternativas, exceções e variáveis.

Seria rápido para você preparar, e faria com que um grande número de usuários ativos participassem todos os dias do site. Isso seria bom para nós, e para você também, professor Darlan, pois aumentaria o tráfego do blog.
O que acha?

jacktrix disse...

Realmente haveria mais comentários por cada questão,né!

Professor Darlan disse...

Gostei da idéia Vanres, mesmo estilo do Hugo. Se a turma concordar podemos fazer desta forma. Vou publicar uma enquete hoje colocando em votação.

Professor Darlan disse...

Vanres, já tem um voto forte da nossa parceira Jack!

vanres2004 disse...

Oi, fiquei com uma dúvida a respeito do salário-maternidade, devido a um comentário em uma comunidade sobre o INSS no orkut, Rafael Reis ॐ ( Mukito), afirmou:

"Segurada empregada e trabalhadora avulsa, poderá receber até o teto do ministro do STF que beira os 27 mil, podendo ultrapassar o teto, recebendo seu salário integral."

Eu sabia que segurada empregada poderá receber até ao teto do STF, mas não sabia que a trabalhadora avulsa também tinha direito a receber pelo Teto. .
Contudo, no decreto 3048/99, so achei a respeito
Art. 94. O salário-maternidade para a segurada empregada consiste numa renda mensal igual à sua remuneração integral e será pago pela empresa, efetivando-se a compensação, observado o disposto no art. 248 da Constituição, quando do recolhimento das contribuições incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, devendo aplicar-se à renda mensal do benefício o disposto no art. 198. (Redação dada pelo Decreto nº 4.862, de 2003)

Alguém poderia me informar em que lei ou dispositivo se afirma que a trabalhadora avulsa tem o mesmo direito?
Ou isso é devido ao mandamento constitucional de que haverá:

art. 7º - XXXIV - igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso.

Vou procurar me informar melhor a respeito, abraço a todos

vanres2004 disse...

Pois é, consegui a informação.
Do decreto3048/99
Art. 100. O salário-maternidade da segurada trabalhadora avulsa, pago diretamente pela previdência social, consiste numa renda mensal igual à sua remuneração integral equivalente a um mês de trabalho, devendo aplicar-se à renda mensal do benefício o disposto no art. 198. (Redação dada pelo Decreto nº 4.862, de 2003)

E isso aí, remuneração integral.

alepedrazani disse...

PROFESSOR, obs / meu teclado esta desconfigpor que sera que urado / sem acentos.

MUITO OBRIGADA POR SE DISPOR, ALEM DO SEU TEMPO, TODO CARINHO COM QUE RESPONDE A TODOS!!! PARABENS !!!

BOM, TENHO UMA DUVIDA NA PRIMEIRA QUESTAO DO SIMULADO / ... estah correta se suprimiu a informacao necessaria para caract do aux.reclusao / BAIXA RENDA!

Auxílio-reclusão é devido aos dependentes do segurado recolhido à prisão que não receba remuneração, auxílio-doença, aposentadoria ou abono de permanência, durante todo o período de detenção ou reclusão, devendo ser suspenso em caso de fuga e convertido em pensão, se sobrevier a morte do segurado detido ou recluso.

POR QUE ESTA ESTA ERRADA ... O EMPREGADOR EH OBRIGADO A ACEITAR O FUNCIONARIO DE Volta...
aposentado por invalidez que recuperar a capacidade laborativa e tiver cancelado o benefício previdenciário poderá pleitear o retorno ao emprego ocupado à data do evento e, caso tal não convier ao empregador, terá direito a ser indenizado pela Previdência Social na forma da lei.

Professor Darlan disse...

Alessandra, a legislação não preve indenização paga pela Previdência Social e sim o empregador deve pagar, veja o que diz o art. 47 da Lei 8213/91: Verificada a recuperação da capacidade de trabalho do aposentado por invalidez, será observado o seguinte procedimento:

I - quando a recuperação ocorrer dentro de 5 (cinco) anos, contados da data do início da aposentadoria por invalidez ou do auxílio-doença que a antecedeu sem interrupção, o benefício cessará:

a) de imediato, para o segurado empregado que tiver direito a retornar à função que desempenhava na empresa quando se aposentou, na forma da legislação trabalhista, valendo como documento, para tal fim, o certificado de capacidade fornecido pela Previdência Social; ou

Joel disse...

Parabéns, adquiri muito conhecimento com esse simulado.

Professor Darlan disse...

Obrigado Joel, tem mais disponíveis!

deborahbicalho disse...

professor,

Muito obrigada, adorei, espero poder fazer muitos outros antes do concurso.
Que sejas muito abençoado por essa iniciativa.


As questões 5 e 6 estão com os gabaritos errados

Verifique por favor!!!

Professor Darlan disse...

Olá Debora, este reconhecimento é muito gratificante e motiva a continuar a ajudar e compartilhar com todos aqueles que escolheram este sofrido caminho dos concursos públicos. Em relação ao gabarito preciso que me encaminhe o fundamento pelo qual acredita que o gabarito esta incorreto para podermos discutir o assunto e retificar a resposta se for o caso.

Vera Oliveira disse...

ACERTEI 95% DO SIMULADO GRAÇAS A CLAREZA DAS QUESTÕES. QUEM DERA SE A BANCA FOSSE INTELIGENTE ASSIM rsrsrsrrsrsrs

Professor Darlan disse...

Verá mas a maior parte das questões são da FCC mesmo. Espero que o nível da prova seja justo como estas questões que selecionei. Outro ponto importante é sua tranquilidade.

Alexandre Silva disse...

Sem palavras!!! Melhor simulado que tive oportunidade de acessar ... Pois o comentário ao final da resposta foi elaborado de forma a dissipar qualquer dúvida que ainda persista!

Obrigado professor!

Letícia disse...

Olá professor Darlan!

Gostei muito do simulado! Se o senhor puder colocar mais simulados pra gente fazer, seria ótimo.
Muito obrigada!
Abraços

Maurizio disse...

Foi muito bom!!!
acertei 90%, será que tem mais?. DARLAN!
será que o nivel de dificuldade da prova da FCC para o médio, será semelhante ao de nivel superior como as que resolvemos no simulado?

Valeu!!!

Um forte abraço.

Professor Darlan disse...

Maurizio, acredito que sim. O último concurso do INSS teve mais de 499000 candidatos, se eles não aumentarem o nível pode ficar para os critérios de desempate, o que não é muito positivo para a banca!

Mihail R. disse...

Professor Darlan
A questão n° 4 a qual o gabarito é a letra C, não estaria incompleta, pois segundo a lei para o dependente ter direito ao auxílio-reclusão ele tem que ser considerado de baixa renda certo?
Grato!

weslleysr disse...

Muito bom o simulado, me mostrou que é melhor ler toda a lei, e não só os resumos.... rss

Obrigado

Patricia Moreira disse...

Você fez 10 de 10. Sua média é: Perfeito! HAHA pena q as questões da FCC vão aumentando de nível do meio para o fim...estas questões ai estavam muito fáceis a banca vai muito pelos detalhes.. valeu

Thiago araujo disse...

prof Darlan: na questão que envolveu o auxilio reclusão
a fcc esqueceu de mencionar que o segurado tem que ser de baixa renda para os dependentes terem direito ao auxilio reclusão

Mhayron disse...

a questao 3 nao abriu aqui..as outras sim, se todas fossem assim seria bom. Vlw professor o senhor ajuda d+.

Professor Darlan disse...

Qual questão é Thiago? A que encontrei mencionava.

bruninha disse...

a questão sobre os dias em que uma mãe pode gozar de salario maternidade esta desatualizada..

Darlan Ferreira disse...

Tem razão Bruninha, vamos adaptá-la

Postar um comentário