Analytcs

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Questão - Código de Ética do Servidor Público Federal

(FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Desenvolvimento e Manutenção) NÃO é considerada regra deontológica, dentre outras, destinada ao servidor público civil do Poder Executivo federal:

 

a) A publicidade de todo e qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

b) O servidor deve prestar toda a atenção às ordens legais de seus superiores, velando por seu cumprimento e evitando conduta negligente, sendo que o descaso e o acúmulo de desvios revelam imprudência no desempenho funcional.

c) Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

d) Toda pessoa tem direito à verdade, motivo pelo qual o servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

e) A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina, sendo que tratar mal uma pessoa que paga seus tributos é causa de dano moral.

8 comentários :

Rodrigo disse...

letra B

Professor Darlan disse...

valeu Rodrigo, firme nos estudos!

Douglas disse...

Profº, a respeito dos salarios astronomicos dos jogadores de futebol : * os mesmos contribuem com o teto do RGPS, os clubes pagam a patronal sobre os salarios dos mesmos , ou so os 5% sobre eventos esportivos ( renda dos jogos e todos os patrocinios)?

Professor Darlan disse...

Muito boa a sua pergunta Douglas, a partir da Lei n.º 9.528, de 10 de dezembro
de 1997, é sobre todo o faturamento, incluindo direitos de imagem, veja este material disponivel no sitio do MPS sobre o assunto http://www.mps.gov.br/arquivos/office/3_081014-104626-810.pdf

Rodrigo disse...

Agora é hora de revisar tudo né prof... faz só 04 meses q estou estudando e dividindo o tempo com trabalho, mas acho que dá para não passar vergonha no concurso hehehehe....

Professor Darlan disse...

É isso ai Rodrigo, firme nos estudos e tranquilidade na hora da prova e você vai fazer bonito.

vanres2004 disse...

Olá Darlan,
Havia tirado o dia de folga, mas acabei dando uma passada.

Errada:
a) A publicidade de todo e qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

O problema da alternativa está no termo TODO. Existem atos administrativos, a maioria na verdade, que estão sujeito ao Princípio da Publicidade, contudo existem aqueles que estão sujeitos ao sigilo, por questões de segurança nacional.
Nesse caso, por causa daquele TODO do item A ele está errado.
Essa é uma questão interessante para aqueles que afirmam que termos como TODO, SEMPRE devem ser olhados com atenção, pois os itens C e D, embora iniciem com o termo TODO não estão errados, já que é o que dizem os dispositivos.
O que precisamos é prestar atenção a esses termos, marcá-los e remarcá-los para memorizar, quando surgirem em nas legislações.

Grande Abraço
Bom fim de semana.

adrianaffreire disse...

A resposta certa é a letra A.

Postar um comentário