Analytcs

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Radiografia da FCC (Fundação Carlos Chagas)

Sem dúvida é importante conhecer a banca organizadora do concurso ao qual vai participar. Hoje estamos a 41 dias da prova do Concurso do INSS e este artigo vai ajudar principalmente aos iniciantes a conhecer melhor a Fundação Carlos Chagas, organizadora do certame. As características da banca podem ser um interessante direcionador dos estudos, podendo potencializar a preparação do candidato. A experiência, forma de avaliação e métodos de segurança e avaliação, são as principais características que interessam aos concurseiros, veja em detalhes.



Conforme informações da Wikipidia a FCC iniciou suas atividades tendo como objetivo principal a realização de exames vestibulares para a área biomédica. Posteriormente, a partir de 1968, passou a atuar na realização de processos seletivos para órgãos públicos. Nota-se que a banca tem larga experiência na organização de concursos e são poucas as notícias de problemas de segurança apresentados pela banca. Como toda banca produz sua prova em função do perfil solicitado pelo cliente. Como relata a própria FCC em sua página:




Após a análise das necessidades de cada projeto e dos requisitos necessários para a satisfação dos perfis pretendidos, são elaboradas as normas do processo, determinado o número de provas, o total de itens de cada uma, o tempo necessário para sua aplicação e os critérios de avaliação e de habilitação. As Bancas Examinadoras são formadas por profissionais de reconhecida competência e idoneidade, especializados em cada uma das disciplinas que comporão as provas.



A forma de avaliação da banca é a característica, que mais interessa aos candidatos. Aqui a FCC é conhecida por cobrar o conhecimento memorizado, o famoso "decoreba", outra característica conhecia a que ela tenta cobrar questões de praticamente todo o edital, obviamente os examinadores sempre dão preferência para alguns pontos que consideram importantes, mas selecionar priodades  que . Por outro lado vem evoluindo pois de forma incipiente já cobra a doutrina e a jurisprudência. No edital do INSS, a banca já demonstra esta tendencia:




VI. DAS PROVAS
1. Os itens das provas objetivas poderão avaliar habilidades que vão além do mero conhecimento memorizado, abrangendo compreensão, aplicação,
análise, síntese e avaliação, valorizando a capacidade de raciocínio.
2. Cada item das provas objetivas poderá contemplar mais de uma habilidade de conhecimentos relativos a mais de uma área de conhecimento.



Certamente é interessante para os mais preparados que a banca vá além da memorização, pois evita um grande número de classificados com notas altas e que o concurso se transforme numa loteria.


A segurança que a banca ofereci é importante tanto para o cliente, quanto para o candidato e é importante para este último conhecer as medidas para evitar, por exemplo, que se irrite ao ser abordado pelos fiscais no momento da prova para a coleta das digital. Veja como a FCC descreve estes procedimentos:



Autenticação Digital
A FCC foi pioneira na implantação do Sistema de Autenticação Digital nas folhas de respostas, procedimento de segurança desenvolvido para preservar os resultados de exames de qualquer possibilidade de fraude.

O processo consiste em, no momento da realização da prova, solicitar a digital do candidato em campo apropriado da Folha de Respostas. Se aprovado, no ato de sua nomeação, será feita uma segunda coleta de digital em Cartão de Autenticação. A Folha de Respostas e o Cartão serão enviados para contraprova a um perito especializado, para garantir a total segurança na contratação ou nomeação.

Autenticação



Diversificação de Gabaritos
Nos concursos aplicados pela Fundação, as mesmas questões de uma prova são ordenadas de forma diferente, criando assim, versões diversificadas de gabaritos e inviabilizando qualquer troca de informação entre candidatos.





GabaritosDiversificação de Gabaritos




Editoração Eletrônica
A FCC conta com modelos e procedimentos padronizados e uma equipe especializada em editoração eletrônica, para assegurar a mais alta qualidade na preparação e execução das provas. Em ambiente restrito e com rígido controle ao acesso físico de pessoas é realizada a editoração dos originais de provas que vale-se, nesta etapa do processo, de softwares especializados em criptografar os arquivos garantindo a total segurança do processo.



Um concurso bem organizado, com fiscais orientados e metodologia conhecida traz tranquilidade para o candidato. Alias muitos têm como maior dificuldade superar a ansiedade e o nervosismo no momento da prova, para reduzir estes problemas é importante conhecer bem todos os detalhes do momento da prova. Muitos chegam no local de prova sem saber por exemplo que:



O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas munido de caneta esferográfica de material transparente de tinta preta, lápis
preto nº 2 e borracha.

Que diga-se de passagem é outra medida de segurança.

Portanto utilize estes 45 dias para se organizar e preparar todo o material pois o tempo passa a ser seu principal concorrente. Se não sabe como pode começar por ler o artigo  Série: Como melhorar meu desempenho em provas (revendo suas metas).

Outros artigos que podem lhe interessar:

Serie: Como melhorar seu desempenho em provas (prova fechada)

Como melhorar seu desempenho em provas: avalie-se e aprenda com seus erros.

Blog do Professor Darlan especializa-se no Concurso do INSS

7 comentários :

Postar um comentário