Analytcs

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Presidente do INSS reafirma contratações de novos servidores

O Presidente do INSS em reunião no último dia 21/09 em Belo Horizonte afirmou que:




A contratação de novos servidores começa ainda este ano. Segundo o presidente, em dezembro serão nomeados 500 técnicos e 125 peritos médicos, do último concurso. Em janeiro de 2013, serão nomeados mais 1.500 técnicos, 300 peritos e 200 analistas. E, ao longo do ano, serão mais 300 analistas.



A notícia traz algumas dúvidas em relação ao provimento dos cargos que excederem aos 50% que podem ser autorizados. Será que teremos um novo concurso? Ou será autorizado pela presidência da república a habilitação de novos candidatos do último concurso ainda dentro do prazo de validade?

13 comentários :

Elenilda de Lemos Pereira disse...

Professor Darlan
Como posso acompanhar as convocações, tenho dúvidas se vou ou não ser convocada e onde posso acompanhar. Mudei de endereço e não consigo comunicar esta mudança.

Elenilda de Lemos Pereira disse...

professor Darlan
Tenho dúvidas se vou ou ser convocada no concurso de 2009, porém tambem não consigo acompanhar a lista de convocados, mudei de endereço e tambem não consigo atualizar.

Professor Darlan disse...

Elenilda, você pode acompanhar pela lista publicada no diário oficial, através do link: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=28/09/2012&jornal=2&pagina=42&totalArquivos=68. Quando a comunicação da mudança do endereço, você pode comunicar diretamente ao setor de RH da GEX da APS onde concorreu. Mas como normalmente o primeiro contato é por telefone o mais importante mantê-lo atualizado.

Noemia Helena disse...

Fiz o último concurso do INSS. Minha classificação para técnico foi cento e pouco. Existe possibilidade de ser chamada? Pois fui apenas aprovada.

Professor Darlan disse...

Noemia, mais que ser aprovada, você deve estar habilitada. A APS para a qual você prestou concurso eram quantas vagas?

Noemia Helena disse...

Eram nove vagas. Existe possibilidade dentro do prazo de validade de chamar além do quantitativo estipulado? A medida que forem surgindo novas vagas. Digo se surgirem!

Professor Darlan disse...

Noemia, no caso da APS para a qual concorreu, foram habilitados 35 candidatos. Se for autorizado um adicional de 50% e acrescentadas mais 4 vagas passaríamos a mais ou menos 52 habilitados, o que colocaria você de fora. Isso numa interpretação restritiva do Decreto 6944, mas entendo que a administração pode distribuir esse adicional de vagas de forma discricionária e acrescentar quantas vagas quiser em qualquer das unidades em que houve vagas no certame. Portanto dependendo do ponto de vista você pode ter uma change ou nenhuma. Também é bom lembrar que em qualquer das situações depende de questões politico-administrativas.

Noemia Helena disse...

Existe um processo de expansão e criação de novas agências em todo o país. Por acaso esse pessoal aprovado não poderia ser aproveitado nessas novas agências?

Maria de Lourdes Souza disse...

Gostaria de saber minha chance, fiquei na 23ª colocação para PNE,APS Macau/RN, era 1 vaga e poderia ser habilitado 5, acho bem longe mas nada é impossivel.Obrigada

Professor Darlan disse...

Olá Maria, sua dúvida é a mesma da Noemia. Assim como você acredito que chance sempre existe, resta saber qual será a forma como o INSS distribuirá as novas vagas para 2013.

Professor Darlan disse...

Noemia, certamente as mais de 1000 vagas estarão sendo distribuídas desta forma. A pergunta é como?

LUCIA A DOS SANTOS disse...

Olá Professor

Tenho 31 anos como servidora municipal. Dei entrada na aposentadoria por tempo de contribuição. Ainda estou na folha de pagamento por estar usufruindo da licença premio. Pergunto: Tenho direito a aviso prévio e se tiver será computados os novos cálculos? Sei que tenho os direitos de Ferias proporcional, decimo terceiro proporcional e saldo de salario. Envie-me por favos essas dúvidas

Professor Darlan disse...

Lucia, você é estatutária? Acredito que a resposta seja sim. Partindo desta premissa você não terá direito ao aviso prévio, pois o art. 7º da CF/88, contempla tão somente os trabalhadores da iniciativa privada. No entanto alguns direitos que você mencionou, férias, 13º e saldo.

Postar um comentário