Analytcs

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Resumos é a maneira mais eficiente de estudar

Estudar nunca foi algo exatamente fácil, mas algumas técnicas podem ajudar e muito. Uma das mais recomendadas por especialistas como Daniel Coyle, autor do livro The Little Book of Talent: 52 Tips for Improving Your Skills, um dos mais  vendidos segundo o The New York Times, são os resumos.


 The old man looked at him with his sun-burned, confident loving eyes.


Segundo as pesquisas, as pessoas que escreveram um resumo lembram 50% mais do que aquelas que leram o livro muitas vezes. Isso se deve ao fato do processo de aprendizagem ser pró-ativo e não passivo. Como a leitura é um processo passivo, as palavras são lidas mas não fixadas. Para "cristalizar" um conteúdo é necessário transformar o processo da leitura em algo ativo, processando as informações em um novo texto em forma de resumo, resenha, etc.









2 comentários :

Vander disse...

Valeu Darlan,
Acrescento alguns dados numéricos, baseado em minha experiência.
A revisão mediante resumos feitos pelo próprio estudante é extremamente produtiva, pois podemos sempre ir aprimorando o resumo a cada revisão.

A exemplo, uma apostila estilo Ponto dos Concursos, com 80 páginas dá um resumo de 5 a 8 páginas, no meu caso, em média.
Na fase de consolidação/revisão/véspera, se um curso tem 8 apostilas (8x80=640), em geralmente levaria mais de 50 horas para reler rapidamente as apostilas todas (na média de 12 páginas por hora).

Já na revisão por resumos, que teriam ficado com uma média de 64 páginas, eu demoria 10 horas (dez vezes menos), para ler 6 páginas por hora (metade das páginas por hora, em uma leitura revisora muito mais calma e atenta).
Abraço,
Grande trabalho.

Professor Darlan disse...

Muito interessante seu comentário Vander. Eu também utilizo este método, mas não tão eficiente quanto você.

Postar um comentário