Analytcs

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Até 2015 muitas vagas vão surgir no serviço público federal

Até 2015 cerca de 110000 servidores poderão se aposentar no serviço público federal. Sabe o que isso significa? Muitos outros concursos e que você tem que começar a estudar agora!! Segundo o Sindsprev o problema é grande para o governo, pois manter os servidores com direito a aposentadoria fica caro para os cofres públicos, cerca de R$ 1,6 bilhão serão os gastos com o pagamento do abono de permanência até 2015.  Se todos se aposentassem de uma só vez também haveria um grande problema para o executivo pois representa 18% dos 587 mil servidores.


Money can´t buy



Aqueles que tem direito a se aposentar tem direito a um abono de 11% dos seus rendimentos, o equivalente a contribuição previdenciária, o governo acredita que muitos que com o benefício, o governo espera que o servidor trabalhe até a compulsória, aos 70 anos de idade. Na prática o que se vê não é isso. Aqueles que não recebem subsídio, permanecem devido as perdas que terão pela redução de 50% na gratificação, que é a maior parte do salário. Ainda assim muitos optam por "abandonar as chuteiras". Mesmo o MPOG espera cerca de 20% dos 110 mil se aposentem até 2014, isso aliado a diversos outros fatores (demissão, exoneração, morte, etc. ) refletirá em muitas vagas a serem preenchidas.


Aliado a falta de servidores, que já está critica em alguns órgãos, especialistas entendem que apesar da economia com a redução de concursos, não basta só conhecimento e experiência, que é preciso injetar "sangue novo" na administração, talvez até com melhor formação, em um momento de fortes mudanças em que até mesmo a iniciativa privada prefere generalistas à especialistas.


 

Fonte: Sindsprev

 

0 comentários :

Postar um comentário