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terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Saia da fila! Como evitar a espera em órgãos públicos?

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Acredito que qualquer leitor em sua perfeita sanidade mental, não deve gostar de permanecer horas aguardando em filas existentes em órgãos públicos. Mas como evitar as filas? Este será o tema de uma série de artigos que vamos públicar aqui no blog. Para começar, como não poderia deixar de ser, vamos falar do INSS. Se você não vive numa cidade de até 40.000 habitantes, certamente já deve ter passado um bom tempo em uma cadeira esperando por atendimento. Mas seria realmente necessário?



A  formúla não é mágica e nem envolve propina, que diga-se de passagem é crime. Na realidade é publica e notória para todos aqueles que dão valor ao seu tempo. Começa com um pequeno passo, o planejamento. Por isso você deve despender um bom tempo na sua casa, ambiente muito mais agradável, planejando seu compromisso. Isso pode começar com algumas perguntas:


Qual o meu objetivo?


As vezes as pessoas resolvem dar uma passadinha, naquele dia de folga ou férias, para resolver aquele problema que estava na gaveta a anos... Isso é uma fórmula para o desastre! Primeiro pelo fato, de que ter tempo livre não significa que possa disperdiçá-lo. Segundo, se o problema estava de lado ele deve ter tomado uma proporção maior do que se estava imaginando e terceiro você nem parou para pensar nas próximas perguntas... Certamente não vai conseguir resolver e será uma decepção total. Mas pode dar tudo certo, ai passa numa casa lotérica e compra uma "raspadinha", pois neste dia estará com sorte.


Assim é importante que tenha certeza do que quer, limite o problema e pense nas prováveis soluções que lhe atenderiam. Não aproveite oportunidade a não ser que tenha certeza que ela não será um desperdício de tempo. ou que é algo absolutamente simples.


Qual a repartição tem a competência para me atender?


Muitas vezes por um senso comum, as pessoas seguem para um determinado lugar pensando que ali, será resolvido seu problema. Ao contrário de 20 anos atrás, a administração pública hoje é um pouquinho mais dinâmica e muitas vezes são redistribuidas as competências, criados outros serviços ou mesmo extintos, assim é importante se informar antes sobre ONDE, procurar a solução ou o atendimento. Ai iremos para o terceira pergunta.


Quais os meios serão necessários para obter o máximo de informação ?


Se você esta lendo este artigo, já começou bem. Hoje em dia a internet é uma fonte inesgotável de informação e pode parecer clichê mas "informação é poder". Portanto nivele sua relação de "poder" com o atendente e pode começar obtendo pela internet várias informações. Comece pelo seu direito material, ou seja, a finalidade, por exemplo: quero minha licença para dirigir ou quero um benefício. Em seguida pesquise sobre o assunto. Estas perguntas podem ajudar: quem tem direito? Quais os requisitos? Com base em que? O próximo passo é saber os canais de atendimento. Pode ser pela internet? Pelo telefone? Há algum agente autorizado?


No caso da licença em alguns estados, os centros de formação ou "autoescolas", realizam diversas etapas e sem ônus. Outras repartições como a Receita Federal, oferecem 90% dos seus serviços via internet. Mesmo nos municípios pequenos existe uma central telefônica onde você poderá ser direcionado a alguém apto a lhe informar.


Se não houver nenhum destes canais de atendimento?


Então verifique os canais de reclamação, como uma ouvidoria ou até o próprio prefeito no "buteco da esquina", se for um município pequeno do interior. Acredite, neste caso, se o prefeito não frequenta, alguém proximo a ele certamente o fará, principalmente em época de eleição, pois nestes locais aflora tudo que acontece na cidade. E fica mais fácil convencer alguém que já não esta raciocinando muito bem...


Se possível faça por escrito e cobre providências.


Ainda vamos dar mais dicas de como se livrar das filas, hoje vamos finalizar com a do 135, atendimento via telefone do INSS. Através desta central, é possível realizar diversos serviços sem precisar ir até a agência. Para evitar a espera também no telefone, evite horários comerciais, pois o serviço funciona até às 22 horas, também nos sábados. Veja todos os serviços que a central 135 oferece:


Clique na imagem para ampliar:


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