Analytcs

terça-feira, 15 de abril de 2014

Agente Penitenciário - Dicas de redação

A redação, normalmente é fundamental em muitos concursos e especificamente no concurso de Agente de Segurança Penitenciário será fundamental, devido a quantidade de pontos distribuídos para tal questão. Mesmo não sendo da área, quero pedir licença aos colegas, para elaborar algumas dicas rápidas, que não podem "passar batidas" nesse momento.


Ao pesquisarmos as dicas abaixo, não nos esquecemos de trata-las juntamente com o edital de Agente de Segurança Penitenciário, pois obviamente serão os critérios adotados pelos avaliadores na correção da redação. Então vejamos como a norma trata inicialmente o tema:



9.3.2 A Prova de Redação terá valor de 50 (cinquenta) pontos e constituirá de tema que será fornecido no momento da prova, devendo conter o mínimo de 20 (vinte) linhas e o máximo de 30 (trinta) linhas, observando os critérios estabelecidos na tabela abaixo:

Agora vamos as dicas:





  1. Tenha muito cuidado com as regras da gramática, como por exemplo, concordância verbal e nominal, emprego de conjunções, regência, crase e pontuação. O edital aborda e pontua a "Ortografia / Acentuação / Propriedade Vocabular", como critério de avaliação em 10 pontos e ainda como "Morfossintaxe" com mais 10 pontos.

  2. Não se esqueça da estrutura, pois toda redação deve apresentar Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. É recomendável que distribua tais tópicos entre 4 ou 5 parágrafos e cada um deles deve ter a mesma estrutura de desenvolvimento. Este item também será pontuado em 10, segundo o edital, "Desenvolvimento do Tema / Tipologia Textual / Coerência Textual"

  3. Na hora da prova respeite o número máximo de 30 linhas e o mínimo de 20, mas fique atento a letra legível.

  4. Leia e escreva muito, a leitura enriquece o vocabulário e a escrita melhora a qualidade da letra, se você não tem estes hábitos e infelizmente não há mais tempo para desenvolve-los, deixe ainda mais tempo para redação, para que você possa "caprichar" na sua letra, assim como no tempo da escola da "Tia Maria Cotinha"

  5. Treine fazer redação com temas que poderão ser relacionados com prova de concurso que irá fazer.. No caso de deste concurso estava apostando em temas como: Pedrinhas, Mensalão, relacionados a população carcerária, como sugeri no post "Agente Penitenciário – sugestões de leitura para redação", mas a última prova de Agente de Segurança Sócio Educativo, me deu uma "rasteira", cobrando o tema “Celular: uma necessidade ou um vício”. Então hoje ainda continuo apostando num tema correlato, só que com um pé atrás, assim sugiro que se atualize lendo os resumos de atualidade do UOL com notícias relevantes no Brasil e no mundo. Formar opinião é importante para saber argumentar e isso será importante pois será pontuado no item: "Seleção de Argumentos / Construção da Argumentação".

  6. Peça um professor para dar uma olhada em suas redações, caso não tenha acesso a um, recomendo que seja crítico de si mesmo, revise os textos de treino, retire os excessos, deixe seu texto o mais "enxuto" possível. Aproveite para conferir  como você está empregando a pontuação, pois é outro ponto a ser analisado pelo examinador: "Pontuação / Elementos de Coesão".

  7. Não ultrapasse as margens nem o limite de linhas estabelecidas na prova.

  8. Procure usar sinônimos e evite repetir as mesmas palavras.

  9. Anote seus argumentos no rascunho e depois desenvolva o texto, lembre-se de ser coerente e não fugir do tema.

  10. Cuidado com as ambiguidades, frases com duplo sentido podem matar seu texto. Por exemplo: " (...) os corpos do casal B serão exumados pela segunda vez nesta semana." (Folha de S.Paulo)


Veja mais dicas de redação no sitio da UOL



Fonte: Dicas para fazer uma boa redação / Tudo Sobre Concursos 

0 comentários :

Postar um comentário