O mundo conta a partir desta segunda-feira com mais de sete bilhões de seres humanos. Os reflexos do aumento da densidade demográfica no planeta traz uma série de problemas a serem resolvidos por nossos governantes. O nó nos sistemas de previdência estão dentre eles. A atual conjuntura da Previdência Social brasileira sofrerá diretamente com estas mudanças.
Danica nasceu em Manila na Filipina e foi escolhida como o habitante número 7.000.000.000, mais de uma década depois da população do planeta alcançar seis bilhões, em 1999, quando a ONU escolheu Adnan Nevic, um menino nascido em Sarajevo, como representante simbólico da marca. O nascimento destas crianças ilustra simbolicamente os desafios planetários do crescimento demográfico, dentre eles e talvez um dos maiores, a Previdência Social. Uma das razões para o crescimento demográfico é o aumento na expectativa de vida, que reflete diretamente nos caixas dos sistemas de previdência.
Você deve estar pensando, o que eu tenho com isso? Para responder esta pergunta devemos relembrar como funciona nosso sistema de Seguridade Social e consequentimente de previdência: A Previdência é um Contrato Social (Ponto de Vista Coletivo) onde múltiplas gerações, envolvidas em transferências de renda dentro e entre gerações através de um financiamento e de um sistema complexos de politicas públicas. Este contrato social é mutável conforme Preferências da sociedade, mas precisa de uma base sólida de financiamento para que possa garantir a desejada estabilidade social.
Com a inversão da piramide etária e o consequente envelhecimento da população os sistemas solitários, como o brasileiro tendem a se tornar insustentáveis e deficitários, necessitando cada vez mais da intervenção estatal. Como podemos ver nos artigos:
.Governo quer ampliar acesso à Previdência, diz ministro
.Deficit sobe ou desce? Realmente existe deficit da Previdência
.Fator previdenciário com os dias contados?
Isto posto caros leitores, esse crescimento espantoso da população, não é tema para o futuro, mas sim para o presente. com necessidade de providências imediatas e grande reflexão de nossa parte.
Professor Darlan
Se ocorrer mudança do regime previdenciário no RGPS, consequentemente ocorrerá também para os servidores públicos?
ResponderExcluirHoje em dia qual regime é que tem maior déficit na previdência o RGPS ou o regime próprio dos servidores?
ResponderExcluir